7 Dicas para ter sucesso com sua loja virtual

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7 Dicas para ter sucesso com sua loja virtual

As vendas pela internet se tornam cada dia um hábito mais comum do consumidor brasileiro, seja comprando uma blusa nova ou trocando o televisor antigo do quarto. Este mercado vem crescendo principalmente pela comodidade e por querermos cada vez menos desperdiçar nosso precioso tempo com filas e o stress do trânsito.
Se de um lado a procura por produtos online vem crescendo, do outro, muitas empresas surgem querendo entrar neste mercado. No momento atual de crise, muitos veem o e-commerce como uma solução para aumentar as vendas do seu negócio ou até mesmo de adquirir uma renda extra no final do mês, porém, com o mercado cada vez mais concorrido, é preciso tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas importantes para quem deseja começar a vender pela internet em 2017.

 

7 DICAS PARA QUEM DESEJA INICIAR UMA LOJA VIRTUAL:

1- PLANEJAR
Assim como em qualquer negócio, tudo deve ser iniciado com um bom planejamento.
Então faça um planejamento detalhado do seu projeto, estude o mercado em que deseja entrar e coloque tudo isso no papel.
Acredite, apenas com este simples passo, suas chances de obter sucesso aumentarão significativamente.

 

2- CONHEÇA MELHOR SEU CLIENTE
Antes de iniciar sua loja online, procure conhecer quem será seu público alvo e entender suas necessidades. Você pode conseguir essas informações através de uma pesquisa de mercado ou até mesmo conversando com pessoas próximas como amigos e familiares . Com essas informações será muito mais fácil avançar para os próximos passos.

 

3- PENSE EM NICHOS DE MERCADO
Uma dica muito importante é encontrar um nicho para seu e-commerce.
Está difícil vender de tudo em uma loja virtual, é muito mais fácil se destacar focando em nichos específicos.
Se tratando de roupas, vemos muitas lojas multi categorias, vendendo todos os tipos de roupa, para os pequenos lojistas é quase impossível concorrer com os grandes players, então procure focar em um setor menor, como roupas plus size, por exemplo.

 

4- PROCURE BONS FORNECEDORES
Parte do sucesso de um e-commerce vem junto com bons fornecedores, seja fornecedor de produtos, serviço de logística ou serviços de tecnologia, se algum deles der problema, se prepare.

 

5- A TECNOLOGIA
A escolha das tecnologias que auxiliarão seu e-commerce a sair do papel são de extrema importância e você deve analisar elas com muito cuidado. São infinitas opções de plataformas de e-commerce no mercado e cabe a você encontrar qual se encaixa melhor nas necessidades do seu negócio e no seu bolso.

Para os que estão se aventurando no comércio eletrônico, a dica é não fazer um grande investimento inicialmente, o risco é muito menor optando por plataformas alugadas ou em Marketplaces (shoppings online), onde não há investimento, apenas uma comissão sobre as vendas realizadas. Um exemplo é a Spotshop, que é um marketplace focado em roupas.

Outro ponto bastante importante, é a possibilidade de a plataforma ser acessada pelo smartphone. É recomendável ainda verificar a compatibilidade do sistema com os serviços de pagamento e gerenciamento de empresas disponíveis no mercado.

 

6- CUIDADO COM A LOGÍSTICA
Em um país com dimensões continentais, a logística se torna um grande desafio para os lojistas virtuais. Datas comemorativas como Natal e o Black Friday merecem mais atenção, pois normalmente sobrecarregam este tipo de serviço e o atraso nas entregas são constantes.
A escolha por um com fornecedor para este tipo de serviço vai depender muito do seu negócio, mas hoje há várias empresas atendendo as principais cidades do país.

 

7- AGORA É HORA DO MARKETING
De nada adianta fazer todos os passos anteriores se você não investir em marketing para atrair compradores à sua loja. Com os dados coletados em suas pesquisas de mercado, será possível fazer ações mais focadas no seu público alvo e obter resultados melhores.

 

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Daniel Weigmann

é sócio fundador da Spotshop, empresa especializada em soluções para e-commerce. Formado em Administração pela FURB, já fez parte de diversos projetos online, administrando lojas virtuais de grande porte. Atualmente comanda o Shopping Online Spotshop.com.br.

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