Dicas para montar uma loja virtual de roupas

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Dicas para montar uma loja virtual de roupas

O comércio eletrônico vem tomando conta de vários segmentos, inclusive o de roupas e acessórios, que sempre foi alvo de ceticismo. A grande dúvida sobre a viabilidade deste segmento veio pelo fato do cliente não ter a possibilidade de provar e sentir a peça de roupa e se contentar em apenas ver fotos e uma breve descrição do produto.
Com o tempo, o mercado amadureceu e conseguiu provar o imenso poder que as vendas online possuem, não importando o segmento.

Hoje, 15% do volume de vendas no comércio eletrônico brasileiro são de roupas e acessórios. Em seguida aparecem eletrodomésticos, celulares e itens de saúde e cosméticos. Para alcanças este número, as lojas virtuais de moda precisaram se reinventar e mostrar para o consumidor que comprar roupas pela internet pode ser muito vantajoso.

 

Você pode ler também nosso outro post falando sobre 7 dicas para ter sucesso em seu e-commerce.

 

Vamos listar agora alguns pontos importantes que você precisa prestar muita atenção em sua loja virtual de roupas.

 

  • A FOTO DO PRODUTO
    Como já mencionamos acima, o cliente não vai conseguir tocar, tampouco provar o produto, então quanto mais detalhes sua loja mostrar do produto, melhor. Invista em fotos profissionais, procure cadastrar de 3 à 5 fotos por produto, mostrando cada detalhe. Outra dica importante é salvar as imagens com o nome do produto, isso ajudará no SEO também.

 

  • DESCRIÇÃO DO PRODUTO
    Assim como a foto, a descrição também é muito importante, além de ajudar a descrever melhor o produto, ela também serve para indexar a página de seus itens em sites de busca como o Google. Então procure desenvolver descrições ricas em detalhes, contendo palavras chave que são utilizados pelo seu público.
    É importante salientar que sua descrição não deve ser copiada de outro site, isso irá prejudicar seu posicionamento nos sites de busca, seja original e desenvolva sua própria descrição.

 

  • QUE TAL VIDEOS TAMBÉM?
    Se você quer ainda mais detalhes para suas páginas de produtos, uma boa opção é adicionar pequenos vídeos com um modelo usando a peça de roupa, isso trará maior clareza sobre o caimento da roupa e com certeza a aumentará sua conversão.

 

  • TABELA DE MEDIDAS
    Infelizmente o Brasil ainda não possui um padrão nos tamanhos, então é muito importante você detalhar as medidas dos seus produtos, com isso, além de aumentar suas vendas, também irá diminuir a taxa de devolução dos produtos.

 

  • PENSE EM NICHOS
    Caso ainda não tenha decidido qual tipo de produto vai ser vendido em sua loja, pense na possibilidade de atender nichos específicos, como tamanhos plus size por exemplo.

 

  • ATENDIMENTO AO CLIENTE
    O atendimento online é fundamental em qualquer loja virtual e se tratando de roupas pode ser ainda mais. Esteja pronto para tirar dúvidas técnicas sobre detalhes da peça, e até mesmo tendências de moda. Mesmo com uma descrição bem detalhada, sempre tem aquele cliente que prefere perguntar ao invés de procurar na as informações na página do produto.

 

  • INVISTA EM UM BLOG
    Um blog pode ser uma ótima alternativa para se aproximar dos seus clientes, trazendo dicas e informações sobre seus produtos, além de ajudar no SEO da sua loja. Uma outra dica legal, é fazer parcerias com outros blogs de moda, para você conseguir atingir um público ainda maior.

 

  • A PLATAFORMA
    Procure por uma plataforma de e-commerce que traga funções dedicadas ao segmento de moda. Veja algumas funções importantes:
    Opção que permite criar atributos para cada produto, com inúmeras combinações (Cor, Tamanho, Modelo, Estampa, etc.), tornando a gestão dos produtos mais flexível, tanto para controle de estoque, quanto na gestão de imagens por combinação.
    Opção de múltiplas fotos e zoom dos produtos.
    Loja Mobile, para estar preparada para os cliente em dispositivos móveis.
    Possibilidade de integração com outros sistemas como ERP’s e Marketplaces.
    Filtro avançado para facilitar a procura por produtos dentro da loja.
    Venda de looks completos, para facilitar a criação de produtos agrupados.
    A Spotshosp está preparada para atender todas estas demandas, entre em contato conosco e saiba mais detalhes.

 

CONCLUSÃO

O mercado de moda traz diversas oportunidades no e-commerce, principalmente em nichos específicos, sendo o segmento que mais cresce no e-commerce nos últimos anos.

Para ter sucesso em uma Loja Virtual de Roupas, é fundamental ter um bom planejamento, estudar muito o mercado e estar sempre atualizado com as novidades.

Se você tem pouca experiência no setor e quer evitar erros por falta de conhecimento, entre em contato conosco que nós ajudaremos sua empresa a entrar no mercado online e obter sucesso.

 

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Daniel Weigmann

é sócio fundador da Spotshop, empresa especializada em soluções para e-commerce. Formado em Administração pela FURB, já fez parte de diversos projetos online, administrando lojas virtuais de grande porte. Atualmente comanda o Shopping Online Spotshop.com.br.

1 Comment
  • Ótimo texto, muito claro e conciso. Ainda vemos muitos lojistas errando nesses pontos e com o compartilhamento dessas informações, com certeza o mercado tende e se profissionalizar.

     
    16/11/2016 at 17:37

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